Lançamento da Primeira Pedra no terreno contiguo à escola Luiza Andaluz

Foi com grande satisfação que recebi o convite para participar hoje, dia 3 de Junho de 2020, no lançamento da primeira pedra para a construção da futura escola do segundo ciclo, no terreno afecto Luiza andaluz. Meio ao ambiente de desconfinamento, em que nos encontramos, por conta da pandemia covid19, todos as precauções foram tomadas.

O acto foi presidido pelo Reverendo Padre António Lungieki Pedro Bengui, em representação do senhor Arcebispo, e contou com a presença, do Reverendo Padre Álvaro Boavida Caica, Pároco de Nossa Senhora da paz, das irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, do representante do chefe de Repartição de Educação da Maianga e da Administração local, dos representantes da empresa de construção, das direções das escolas de Fátima e Luiza Andaluz, de alguns professores e alunos, catequistas e um par de convidados.

Uma luz no fundo do túnel.” É o que melhor caracterizou este acontecimento. De facto, muitas foram as dificuldades e incertezas ao longo do percurso de sensivelmente onze anos. Acabou por ser o coroar de muitos esforços empreendidos. O resultado da perseverança daqueles que sabem esperar e confiar. Daqueles a quem a “coragem e confiança” animou nesta caminhada.

Vem mostrar que os nossos sonhos não devem morrer. Mas é preciso dar-lhes corpo, lutar por eles. Foi o começar a dar corpo a um sonho gritante, num meio em que uma infraestrutura desta envergadura, vem suprir a carência existente. A possibilidade de serem acolhidos alunos com necessidades educativas especiais, afigura-se também como uma forma de ajudar a muitos que por força das suas necessidades, não poucas vezes excluídos e marginalizados. Deixam de sonhar com a continuidade dos seus estudos e deitam por terra o seu futuro, bem no momento em que começa a nascer.

Um momento de gratidão! A todos os que de forma abnegada não mediram seus esforços para tornar este sonho um facto. Com realce à Conferência Episcopal Italiana, Ao Santuário de Fátima, ao grupo da Família Andaluz do Luxembrurgo, às Irmãs Servas de Nossa Senhoras de Fátima, ao Senhor Arcebispo, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, aos encarregados de educação, pelos seus contributos.

Passar fazendo o bem à imitação do mestre divino, tornar felizes os que nos rodeiam, que doce programa de vida!” Luiza Andaluz

Lançamento da Primeira Pedra no terreno contiguo à escola Luiza Andaluz

Sérgio Epalanga

A construção de novas instalações da escola secundária Luiza Andaluz, vai possibilitar aumentar o acesso e a qualidade de ensino no Bairro Rocha Pinto em Luanda, onde ainda são muitos os que não podem frequentar a escola por falta de vagas e são ainda mais os que frequentam a escola em condições precárias.